The Roots no EDP Cool Jazz: Lendas do Hip Hop mostram como se faz!
Numa das primeiras verdadeiras noites quentes de Verão os The Roots ligaram a eletricidade perdida numa primeira parte cheia de problemas técnicos.
Na primeira noite do festival cascalense que, tal como nos anos anteriores está cheio de nomes grandes da música, foram os HMB os grandes prejudicados da noite. Os portugueses (segunda banda da noite – depois dos Palheta Jazz Trio atuarem no parque contíguo), sofreram problemas de som/energia que, depois de três tentativas cancelaram a sua atuação. Alguns assobios, poucas justificações e uns copos depois, o público que enchia 3 quartos do relvado, lá conseguiu ver os artistas mais esperados da noite.
Depois de uma intro energética do DJ de serviço, a extensa banda de Filadélfia entrou em palco. Comandada pelo MC Tariq "Black Thought" e Questlove na bateria, os americanos começaram em formato mais mellow que convidava ainda a ouvir o concerto sentado. Só depois dos apelos tradicionais do MC e da entrada nas canções mais hip hop, é que o público se manteve em pé, levantou as mãos e reagiu à chamada.
Alternaram entre um formato mais hip hop, com foco no MC, DJ e (sempre) em Questlove na bateria, e o formato mais big band com destaque para Damon "Tuba Gooding Jr." na gigantesca tuba e "Captain" Kirk Douglas e os seus solos de guitarra.
A banda residente do talk show Late Night with Jimmy Fallon, trouxe a alma do hip hop da East Coast, com rápidos medleys que contaram a história do movimento, onde se ouviu "I left my wallet in El Segundo" dos A Tribe Called Quest, "CREAM" dos Wu-Tang Clan ou "So Fresh So Clean" dos Outkast e onde também não faltaram ainda os seus clássicos "The Seed 2.0" ou "Move On Up".
Rap, Jazz, algum Funk e algum Rock mais clássico nos solos de Kirk, foi o que nos trouxeram a Legendary Roots Crew e talvez merecessem um público mais conhecedor e interventivo.
Texto: Miguel Lopes
Inserido por Redação · 11/07/2019 às 10:46