Fontaines D.C. no Campo Pequeno: "Da Irlanda à conquista do mundo"


Fontaines D.C. no Campo Pequeno: "Da Irlanda à conquista do mundo"

Os irlandeses deram um concerto mais crescido e a demonstrar uma vitalidade em crescendo de uma banda que ainda está nos seus primeiros anos.

Apenas passados dois meses e meio os Fontaines D.C. voltaram a Portugal para o seu primeiro concerto em nome próprio, depois das passagens pelo NOS Alive em 2022 e Paredes de Coura este ano.

Após 40 minutos do pós-punk inglês dos Wunderhorse, o palco da arena cheia do Campo Pequeno é tapado pela gigante cortina para o início do concerto. E é com "Romance", tema título do último álbum que a banda dá os primeiros acordes até à queda do pano no crescendo final da música.

Apesar de mais de metade do concerto se focar no último álbum, o que se segue são alusões aos dois anteriores com "Jackie Down the Line", "Televised Mind", "Roman Holiday", "Lucid Dream" e "Big Shot" recordando a fase mais punk e pós-punk da banda provocando moshes no meio do público.

Fontaines D.C. no Campo Pequeno: "Da Irlanda à conquista do mundo"

Fontaines D.C. no Campo Pequeno @ João Padinha®

De regresso a Romance os Fontaines D.C. mostram agora uma faceta mais pujante e de hinos a aspirar aos grandes palcos, aproximando-se mais dos seus conterrâneos U2 (na sua fase "Boy") do que do que antes com uns Joy Division ou The Cure. "Death Kink", "Sundowner" e "Big" que teve direito a tocha acesa no meio do público tal qual jogo de futebol.

Com poucas palavras e apenas uma alusão à guerra na Palestina e dedicatória final a Lisboa com "Favourite", Grain Chatten e restante banda pouca interação tiveram com o público. Mas não foi por isso que o vocalista da banda parou quieto pois esteve sempre elétrico "calcorreando" o palco.

Pelo meio ainda houve mais mosh com "A Hero's Death" ou "Boys in a Better Land" até finalizar a hora de concerto com a já referida "Favourite". No encore ainda ouvimos "In The Modern World" cantada por todos, a sentimental "I Love You" e a inevitável "Starbuster".

Soube a pouco, mas estes irlandeses estão destinados a altos voos!

Texto: Miguel Lopes
Noite e Música Magazine no Campo Pequeno com o apoio dos hotéis Holiday Inn®