Tarja ao vivo na Aula Magna, em Lisboa [fotogaleria]


Tarja ao vivo na Aula Magna, em Lisboa [fotogaleria]

Finlandesa encheu o palco da Aula Magna que se vestiu a rigor para uma noite de heavy metal.

Quando se pensa numa cantora lírica soprano associada ao heavy metal, não há como contornar a realidade de que o primeiro nome que vem à cabeça é inevitavelmente o de Tarja. Entre 1996 e 2005, tornou-se conhecida internacionalmente como frontwoman dos Nightwish, porta-estandartes e pioneiros do metal sinfónico como o conhecemos hoje, uma das mais aplaudidas e badaladas propostas dentro de um género que, na transição para o novo milénio, acabou por transformar-se numa das coqueluches da música pesada.

Apesar de ter ficado mundialmente conhecida como a voz e a cara dos Nightwish, que fundou em 1996 ao lado de Tuomas Holopainen, esta natural de Kitte não ficou a descansar à sombra dos êxitos do passado quando, em 2005, foi subitamente dispensada pelos ex-companheiros. Tarja iniciou carreira a solo e já conta com cinco álbuns no currículo. The Shadow Self, editado em agosto passado foi o pretexto para o concerto em terras lusas.

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157676066017806" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="640" num="20" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

Fotos: João Paulo Wadhoomall